sábado, 27 de fevereiro de 2010

O Tsunami - antevisão no Público

Depois do sismo no Chile
Havai e dezenas de regiões temem consequências de um tsunami
27.02.2010 - 13:30 Por PÚBLICO

Um tsunami poderá causar estragos ao longo das costas de todas as ilhas do Havai, avisou o Centro de Prevenção de Tsunamis do Pacífico.

"Deve-se actuar com urgência para proteger vidas e propriedades", disse aquele centro, na sequência do abalo sísmico com a magnitude de 8,8 que causou pelo menos 78 mortos no Norte e no Sul do Chile.

"Toda a gente está avisada, porque a vaga está a caminho", disse à Reuters o geofísico Victor Sardina, numa altura em que 53 países se encontram preocupados com esta possibilidade de um tsunami, susceptível de afectar zonas tão distantes umas das outras como a América do Sul e a ilha Sacalina, no Extremo Oriente russo.

A primeira série de ondas que constitui um tsunami deverá atingir o Hawai pelas 11h19 locais (21h19 em Lisboa), calculou o Centro de Prevenção, onde se admitiu que algumas vagas tenham dois metros de altura.

O pior dos cenários admitidos é Hilo Bay, na ilha do Havai, pois a forma da baía favorece aí o crescimento das ondas.

A Califórnia e o Alasca também poderão ser afectados, mas numa proporção mínima.

O sismo de hoje de madrugada derrubou casas e hospitais, nomeadamente na cidade de Conceição, e obrigou a encerrar o aeroporto de Santiago do Chile, com os voos desviados para o aeroporto argentino de Mendoza e para a capital peruana, Lima.

O epicentro foi 90 quilómetros a nordeste de Conceição (sic), a uma profundidade de 35 quilómetros. E uma grande vaga atingiu o arquipélago de Juan Fernandez, ao largo da Costa chilena.

Sem comentários: